20130111

curiosidades que te vêm pelo doutorado... I


[sobre o automóvel em Portugal, procurando sacar quando e como ele chegou à sensibilidade de Teixeira de Pascoaes, que dedicou todo um livro (A Beira, num relâmpago) (1916) ao impacto que o automóvel provocou entre seu corpo em deslocamento e a paisagem da região de Beira, ao norte de Portugal, descobre-se que:


"O primeiro automóvel a chegar a Portugal foi um veículo da marca Panhard-Levassor, tendo sido importado de Paris pelo 4o Conde de Avilez, em 1895. Na alfândega de Lisboa, ao decidirem a taxa a aplicar, hesitam entre considerar aquele estranho objecto máquina agrícola ou máquina movida a vapor. Acabam por se decidir por esta última. Este veículo ficaria também para a história por um acontecimento insólito: logo na sua primeira viagem, entre Lisboa e Santiago de Cacém, ocorreria o primeiro acidente automobilístico de Portugal, tendo por vítima um burro, atropelado a meio do percurso". 


sim, quando o assunto é Portugal, dificilmente a gente não se diverte. Isso podia ser exemplo clássico (e nem precisava ter acontecido) sobre, por exemplo, o que é o futurismo em Portugal. E a fonte é wikipedia! E olha que nem é Almada ou Saramago ou Eça ou Camilo ou Cardoso Pires! ai, ai]





Nenhum comentário: