20131006

posts, notas e imprensa sobre SATURAÇÃO DE SATURNO: obrigada a todos




a LIBRE,
 liga brasileira de editores, deixou dito aqui

"O novo livro de Roberta Ferraz, Saturação de Saturno, indica a maturidade da poeta, também estudiosa de literatura e astróloga. É na astrologia que Roberta busca um modo de lidar com tempo, pensando ciclo e mudança a partir da força de Saturno, senhor do tempo. Ao pensar tempo, também se pensa feminino, amor, cidades e muitos lugares.
Saturação de Saturno é uma espécie de ritual de iniciação em cada poema. Desde o começo, o livro propõe um eu em estado de revisão, como indica “saturação de saturno 2”: “saturnina, ontem/ mesmo antes de se despir atentou a contar/ os roxos encapsulados nas dobras/ atentou: era bom/ que toda semana/ pontualmente alguém/ toque seu corpo”. Até o final do livro, metamorfoses são propostas, em forma de transformações do sujeito dentro de si e no mundo, percorrendo vários lugares, sobretudo as cardinais cidades de São Paulo, núcleo geográfico tenso, e Lisboa, respiradouro.

Os afetos são imensos, desde a avó da poeta até amores vários, entre o amor erótico e a amizade, chegando mesmo a amores literários, entre eles Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath. No encontro com o outro, em forma de corpo ou livro, Roberta investe mais uma vez na transformação, provocando novos sentidos através da palavra posta no mundo e no movimento.

Roberta Ferraz, autora com vários livros publicados, chega a seu melhor trabalho, indicando que sua obra atinge uma maturidade só almejável pelos grandes escritores.


----------------------------------- 

no blog da BIA GALVÃO, o por um triz

--------------------------------------

no blog da Tânia Tiburzio, o TT recomenda

------------------------------


Nenhum comentário: