20120224

resenha DESFILADEIRO, no blog "Uma pausa para um café"

RESENHA : Desfiladeiro da Oficina Raquel


Desfiladeiro


Isbn: 978-85-61129-32-3
Autor: Roberta Ferraz
Editora: Oficina Raquel
Dimensão: 21.00 x 14.00 x 0.00 cm
Peso: 0.200 kg
Tipo de capa: Brochura
Preço: R$ 30,00


Sinopse: Grande parte da tensão dos textos de desfiladeiro está na busca, um tanto quanto desesperada, das personagens por uma linguagem que as expresse. Tanto a linguagem quanto a consciência de suas identidades são escorregadias, o que gera um efeito estético no leitor de um excesso de dizeres, um ruído incessante da linguagem, que afinal, não passa do vazio. As personagens, em geral, não focam sua atenção em acontecimentos ou descrições de eventos exteriores. O que é dito (e desdito,rasurado) são as variações de sensações e percepções da relação delas com o mundo, lugar de entremeio nuançado, sempre prestes à dissolução. (Disponivel no site da editora)

OBS: Esta resenha foi feita pelo Patrick nosso colunista, eu somente a postei no blog.


RESENHA:


Curitiba está parada hoje. Greve, chuva. O que significa tempo para postar! :D
Então trago hoje aqui a resenha do livro Desfiladeiro, de Roberta Ferraz.

Não vou mentir pra vocês. A leitura deste livro não foi simples. Mas em compensação, mostra um novo modo de construir uma história. Na verdade, quase uma desconstrução. Pra quem está acostumado a leitura fluente, regrada e simples, vai encontrar uma certa dificuldade ao comçar a ler, Desfiladeiro. É necessário até um pouco de força de vontade. Mas! O melhor é que isto é recompensado.
O livro é uma incógnita constante; É a busca de um personagem que vive em interrogações sobre seu verdadeiro "eu". E o próprio, através de uma construção pessoal busca mostrar isto no livro. A obrigação de fazer sentido e de construir uma imagem constante é expressada a modo do personagem, mostrando ao leitor que nem sempre se faz necessario o sentido puro e regrado para expressar o que é o algúem. A busca de si mesmo e de um modo unico de expressa-lo é o carro chefe desta nativa no mínimo, diferente de tudo que ja li.
Cada parágrafo faz você refletir sobre a escolha de cada palavra, ponto ou desordem. E quando você pensa que tudo é um amontoado de palavras sem sentido, você para, pensa e finalmente consegue enxergar as conexões que estavam ali de certo modo ocultas, mas escancaradas ao "eu" que as escreve.
O livro é bonito e eu sou apaixonado pela fotografia da capa (Serra do mar - da própria Roberta Ferraz). Tem apenas 108 páginas, em uma diagramação simples. Páginas amarelas, as quais julgo melhor para leitura e até mais bonitas; O único problema é o tamanho da fonte, que é pequena comparada a qualquer outro livro.Torna um pouco cansativo forçar a visão para entende-las e não se perder no meio de tanto texto.


Em suma, um livro muito bom, mas com um nível de entendimento mais complexo que os outros, mas nem por isso deixa de ser uma boa opção de leitura.

Minha nota: 3/5 - O tamanho da fonte pesou na minha avaliação. E muito.



para conhecer o blog, ler outras resenhas, clique aqui

Nenhum comentário: